Novo bairro planejado em São José do Rio Preto - Costa e Brito
Novidades

Novo bairro planejado em São José do Rio Preto

Projeto foi pensado nos mínimos detalhes para que os moradores pudessem viver, trabalhar e ter lazer no mesmo local.

As pessoas buscam, cada vez mais, segurança, qualidade de vida e espaço de lazer para a família. Pensando nessas características, o Europark foi desenvolvido para ser um bairro planejado com infraestrutura moderna e sustentável em uma área de 968 mil m² – dos quais mais de 190 mil são áreas verdes e de lazer - estando localizado às margens da BR-153, região privilegiada de São José do Rio Preto (SP): a nova Zona Sul da cidade. Além disso, está situado no prolongamento da avenida Potirendaba, a apenas um quilômetro do cruzamento com a rodovia Washington Luiz e a três quilômetros do Centro da cidade e dos shoppings da Zona Sul.

O conceito de bairro planejado surgiu a partir da busca por um novo modelo de urbanismo, de cidades mais ordenadas, com uma infraestrutura melhor para os moradores, unindo eficiência, qualidade de vida e sustentabilidade.

Nuno Eusébio, diretor da Costa & Brito Incorporadora, responsável pelo Europark, afirma que no local as pessoas poderão morar, trabalhar e viver em um só lugar. "O Europark é um bairro planejado ideal para quem quer qualidade de vida", completa.

O empreendimento engloba dois loteamentos fechados com lotes a partir de 262 m², ampla estrutura de lazer, segurança e 125 lotes externos aos loteamentos fechados, nos quais poderão ser construídos comércio ou prédios para uso misto – comercial, de serviços ou residencial.

A cidade eficiente é aquela que agrega uma ocupação compacta e diversificada, contemplando moradias horizontais, verticais, comércio, serviço, escritórios, espaços comuns para lazer e integração com áreas verdes. Seus projetos devem apresentar uma correta hierarquia viária, que contempla o carro, o transporte público, ciclovias e vias de pedestre. O conceito é de morar, trabalhar, estudar e se divertir em um espaço harmonizado e integrado ao meio ambiente.

Diferenciais
De acordo com Nuno Eusébio, diretor da Costa & Brito, o Europark foi projetado para que as pessoas possam chegar ou sair facilmente e se deslocar com segurança no seu interior, seja de carro, bicicleta ou a pé. "A malha viária projetada conta com vários e fáceis acessos, amplas avenidas, traçadas com rotatórias nos cruzamentos e sem faróis; o que aumenta a fluidez e conserva o tráfico de veículos em baixa velocidade. A acessibilidade foi projetada com passagens de pedestres sobrelevadas, ciclovias, pista de caminhada e calçadas, buscando assim o total conforto para o pedestre", afirma o diretor.

O Europark contará com acesso direto à BR-153 após a sua duplicação, inclusive com passagem sob a rodovia.

Meio ambiente
O cuidado com o meio ambiente está presente em todos os pontos do projeto do Europark:

- Mais de 190 mil m² em áreas verdes e de lazer, além de extenso paisagismo, contando com o plantio de mais de 8 mil árvores;
- Participação na construção de interceptor de esgoto da região;
- Recuperação de córrego, corrigindo erosões e construindo um canal para a sua preservação;
- Construção de um enorme tanque de retenção, capaz de receber cerca de 40 milhões de litros de água das chuvas, para controlar erosões e enchentes na cidade e que é coberto por um gramado, pista de caminhada e área de lazer para o bairro;
- A água potável para abastecimento do bairro é captada na própria área com três poços artesianos;
- A iluminação pública é feita com lâmpadas de vapor metálico e luz branca, que proporcionam melhor visibilidade, além de maior economia de energia.

Fonte: G1